
Draghi, Carney e Kuroda não vão a Jackson Hole
Os principais banqueiros não se deslocam ao vale do Wyoming para o encontro anual organizado pela Fed de Kansas City. Powell centra atenções.
Os principais banqueiros não se deslocam ao vale do Wyoming para o encontro anual organizado pela Fed de Kansas City. Powell centra atenções.
A bolsa nacional e a Europa abrem com sentimento negativo. Por cá, o grupo EDP pesa no principal índice.
Os juros da dívida portuguesa reflectem a mensagem tranquilizadora de Draghi e caem pela sexta sessão consecutiva. O petróleo também se destaca, mas no sentido inverso, ao somar mais de 1% com o optimismo em relação à reunião da OPEP.
Esta segunda-feira, o INE divulga os dados estatísticos sobre o comércio internacional em Fevereiro, e o FMI actualiza as suas perspectivas económicas mundiais.
Vulnerabilidade do sistema financeiro, desigualdades, riscos geopolíticos e falta de cooperação internacional são algumas das ameaças à solidez da retoma da economia mundial.
Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário sobem mas mantêm-se abaixo das "yields" italianas. As bolsas europeias estão em alta, nesta que é uma semana mais pequena e que, tradicionalmente, é marcada por uma liquidez menor.
A bitcoin está a subir pela primeira vez em seis sessões, registando uma valorização de 15%. Ainda assim, insuficiente para anular a descida acumulada neste período.
Madrid está a liderar as perdas na Europa, depois de as eleições na Catalunha terem mantido a maioria independentista no parlamento. Também os juros da dívida de Espanha a dez anos atingiram máximos de mais de um mês.
Face ao máximo histórico fixado perto dos 20 mil dólares, a moeda digital está a cair mais de 40%
O sector energético está a impulsionar o PSI-20, com as acções da EDP Renováveis, Galp Energia e REN em destaque.
O presidente do BCE dará uma aula esta tarde no ISEG.
Esta quarta-feira as acções da Nos, Sonae Capital e Sonaecom deixam de conferir direito ao dividendo. No resto da Europa, destaque para o relatório de estabilidade financeira do BCE e para a divulgação das actas da última reunião da Reserva Federal norte-americana.
Haruhiko Kuroda, governador do Banco do Japão, disse que não há nem a necessidade nem a possibilidade de adoptar o helicóptero do dinheiro.
A bolsa chinesa regressou aos ganhos depois de ter registado a pior queda de cinco dias em duas décadas. Os receios em torno da evolução da economia têm afastado os investidores o que levou Pequim a implementar medidas para impulsionar a economia.
O Banco do Japão decidiu manter os estímulos à economia, numa altura em que a inflação está próxima de zero. Os investidores aguardam agora a divulgação das minutas da Fed para obterem pistas sobre o 'timing' da subida dos juros nos Estados Unidos.
Haruhiko Kuroda considera que a dívida pública do Japão, 230% do PIB, e a maior entre as economias industrializadas, é "anormal" e "insustentável".