
No epicentro do medo
O poder alicerça-se no medo. E Donald Trump sabe isso. Utiliza-o como arma política e como forma de manipulação e domínio. Bob Woodward mostra-nos a essência do presidente norte-americano.
O poder alicerça-se no medo. E Donald Trump sabe isso. Utiliza-o como arma política e como forma de manipulação e domínio. Bob Woodward mostra-nos a essência do presidente norte-americano.
Gary Cohn, ex-conselheiro económico de Trump e que se demitiu por discordar das tarifas sobre o aço e o alumínio, declarou que as normas implementadas desde a crise financeira só levaram a que os bancos "demasiado grandes para falir"? ficassem ainda maiores.
Medida polémica deixou alguns países de fora.
Os juros da dívida portuguesa estão em queda num dia em que a agência de notação financeira Standard and Poor's pode pronunciar-se sobre o rating da dívida nacional. As bolsas europeias e o euro estão em alta.
As bolsas europeias estão a negociar em alta ligeira, numa altura em que a moeda única, o petróleo e o ouro estão com variações pouco acentuadas.
Gary Cohn demitiu-se por discordar da aplicação de tarifas aduaneiras ao alumínio e ao aço.
Kudlow, ex-banqueiro de Wall Street e habitual comentador televisivo, é um defensor do livre comércio, pelo que pode distanciar-se da agenda proteccionista de Donald Trump
O Presidente norte-americano escolheu Larry Kudlow como novo conselheiro económico da Casa Branca, em substituição de Gary Cohn, que se demitiu por discordar da aplicação de tarifas aduaneiras ao alumínio e ao aço, confirmou hoje a Casa Branca.
As principais bolsas europeias seguem a tendência negativa verificada na Ásia, numa altura em que os investidores manifestam receios em torno da política comercial norte-americana.
A administração norte-americana está a ponderar restringir os investimentos chineses em solo americano e aplicar mais taxas alfandegárias aos produtos chineses que entrem nos EUA. A imposição de tarifas sobre o aço e alumínio já fez a primeira baixa na equipa de Trump.
Pedido surge após o anúncio de aumento dos impostos para as importações de alumínio e aço.
Cargo atualmente ocupado por Janet Yellen, de 71 anos.
Na próxima quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos anunciará quem vai ser o próximo líder do banco central do país. Várias fontes oficiais disseram a meios norte-americanos que o escolhido para substituir Janet Yellen será com Jerome Powell.
Casa Branca limitou-se a informar que os dois se reuniram, sem adiantar pormenores sobre os temas debatidos, nem sobre quanto tempo estiveram reunidos.
O presidente dos EUA deverá anunciar no início do próximo mês quem vai comandar a Reserva Federal dos EUA a partir de Fevereiro. Trump deverá escolher de entre um lote composto por cinco candidato, incluindo Janet Yellen, aponta a Reuters.
Os principais índices bolsistas dos EUA fecharam em alta, a estabelecerem novos máximos de sempre. Os investidores continuam à espera de mais pormenores sobre quem irá comandar a Reserva Federal e o "falcão" Kevin Warsh é um dos candidatos mais falados para uma possível substituição da "pomba" Yellen nos comandos do banco central norte-americano.