Sábado – Pense por si

Márcia Sobral

4,5% dos alunos não conclui a escolaridade obrigatória

Pelo sexto ano consecutivo a taxa nacional de abandono escolar precoce diminuiu. Portugal encontra-se abaixo da média europeia, tendo mais sucesso na educação do que países como Espanha, Alemanha, Noruega, Itália, França, Dinamarca ou Bélgica.

Nunca se chumbou tão pouco no século XXI

Verificaram-se, no ano lectivo 2015/2016, os valores mais baixos de retenção dos últimos 16 anos. O último ano de escolaridade obrigatória é aquele em que mais se chumba

Governo cria "Programa Empreende Já" para estimular o empreendedorismo

Foi publicado esta sexta-feira em Diário da República uma portaria que cria o "Programa Empreende Já". Esta iniciativa visa estimular uma cultura empreendedora "centrada na criatividade e na inovação, e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens".

Ensino Particular quer discutir modelos educativos com o Governo

A Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) considera positiva a eventual concessão de escolas públicas, o alargamento dos contractos de associação ou o cheque ensino, mas defende que deve continuar a ser gratuita a escolaridade obrigatória.

BE: Passos Coelho "não tem condições para continuar"

BE e PS afirmaram esta quinta-feira que o Governo não tem mandato para introduzir "pagamentos" na escolaridade obrigatória e, assim, violar a Constituição, considerando mesmo o Bloco que Passos Coelho "já não tem condições" para continuar como primeiro-ministro.

FNE considera propinas no secundário preocupantes

João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), considerou esta quinta-feira preocupante a intenção do Governo em introduzir propinas no ensino secundário, sublinhado que o "Estado tem a responsabilidade de oferecer a escolaridade obrigatória gratuita".

Escolaridade obrigatória até aos 18 anos

Foi publicado esta quinta-feira em Diário da República o decreto-lei que estabelece a escolaridade obrigatória entre os seis e os 18 anos de idade, em vez dos 16 anos. As novas regras entram em vigor no próximo ano lectivo (2012/2013).

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)