Ventura, a ficção e os factos
André Ventura combate-se com verdade e políticas credíveis, não com retórica antifascista.
André Ventura combate-se com verdade e políticas credíveis, não com retórica antifascista.
O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.
Deixámo-nos encantar pelas maravilhas da tecnologia, colocando-nos à mercê de algo que não sabíamos o que era, ou viria a ser. Somos todos responsáveis. Seremos mesmo? Ou seremos apenas responsáveis por não termos sido capazes de questionar o que parecia inquestionável, que veio revolucionar tudo.
A zona é frequentada e habitada por imigrantes do Bangladesh, que ocupam 90% do comércio local. Durante esta semana, testemunhámos tráfico de droga debaixo da nossa janela, consolámos a vizinha idosa que perdeu a reforma num assalto violento na rua. De madrugada, assistimos a revistas da polícia a suspeitos e pela manhã presenciámos os esforços da câmara de Lisboa para retirar os sem-abrigo do Martim Moniz.
Hoje quero escrever a partir do caso de Tiago. É que eu não me lembro de um episódio assim em Portugal: uma legítima atitude de protesto social degenerar numa espiral de violência em que um funcionário público é imolado.
Conta mais a percepção sobre a realidade do que a própria realidade, e os nossos líderes estão cada vez melhores a vender a sua percepção, contribuindo para o desinteresse dos eleitores.
Há cada vez mais adolescentes a comprarem dumb phones, telemóveis básicos que só dão para trocar mensagens, e para atender e fazer chamadas. Estão a tentar voltar atrás, até ao dia anterior ao dia em que lhes puseram na mão um ecrã que lhes ia roubar a vida ao redor. E os adultos têm de estar à altura de fazer parte dessa mudança
O mal vende mais do que o bem, num mundo em que o bem não tem espaço para se fazer valer; entre a destruição e a construção, damos mais atenção à primeira. Fomos nós que quisemos assim, é o nosso medo a convencer-nos que ser espectador do mal talvez chegue para ajudar.
Em 50 anos de democracia, as palavras mágicas para descodificar e entender a raiz do problema da corrupção em Portugal têm sido: fundos comunitários; perdões fiscais; faturas falsas; obras públicas e prescrições dos processos judiciais. Mas já não chega.
Percorremos seis concelhos da Beira Baixa para abrir o apetite para as suas próximas férias em Portugal. Natureza, Património, História e Gastronomia num território que encontra sempre forma de nos surpreender.
Um ciclo mediático cada vez mais rápido e um ciclo de responsabilização política cada vez mais lento fazem a tempestade perfeita de laxismo e impunidade.
Parte da recém-estreada série, baseada no universo da 'Guerra dos Tronos', foi filmada na aldeia de Monsanto. Fomos até lá e contamos-lhe tudo.
Silly somos nós, aceitando ofertas sem as negociar. Ao contrário do que dizem os especialistas, o processo de recrutamento é uma negociação na qual, infelizmente, quem não pode, arreia. Por outras palavras, as empresas estão com dificuldade em recrutar, outras com ainda maior dificuldade em reter os seus talentos e outras em pagar.
Vende tanto quanto a H&M e a Zara juntas e já é a app mais descarregada dos Estados Unidos. Nas suas fábricas, há relatos de exploração de trabalhadores – que chegam a ter apenas um domingo de folga por mês.
Se formos analisar também o caso das últimas eleições em Portugal, o PS “engoliu” o Bloco e o PCP, devastando a sua esquerda, enquanto o PSD foi reduzido a um partido médio, um pouco como aconteceu em França aos gaullistas, hoje “republicanos”.
A que ponto o que fazemos para conseguir o dinheiro com que pagamos as contas nos deve definir? Poderemos ser alguém diferente daquilo que fazemos?