
Linhas vermelhas: Infeções, mortalidade e pressão hospitalar com tendência decrescente
Relatório indica que a atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 é de moderada intensidade.
Relatório indica que a atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 é de moderada intensidade.
A variante Delta do SARS-CoV-2, a mais contagiosa de todas e considerada de preocupação pela Organização Mundial da Saúde, domina à escala global, incluindo em Portugal.
Imunologista norte-americano defende o plano dos EUA, que autorizaram a administração da terceira dose em meados de agosto apenas para doentes imunodeprimidos.
Estas declarações foram feitas no dia em que a DGS reconheceu haver pessoas em Portugal aptas a receber a terceira dose da vacina contra a covid-19.
"A tendência de decrescimento de anticorpos começou a ser notada três meses após a segunda dose em cerca de 15% dos participantes" com mais de 70 anos, indica Instituto Gulbenkian de Ciência.
A vacinação completa, com qualquer uma das vacinas aprovadas, garante "um alto nível de proteção contra doenças graves e morte causadas pelo SARS CoV-2", incluindo variantes, como a Delta.
País torna-se no primeiro país a disponibilizar, em larga escala, uma terceira dose da vacina contra a covid-19.
Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendou a administração de duas doses de vacina contra a covid-19 a pessoas de risco.
Países como Portugal, Áustria, Croácia, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Eslovénia e Espanha administram apenas uma dose de vacina a pessoas anteriormente infetadas.
Ministro da Saúde alemão admitiu que será possível, em breve, desagravar a avaliação de Portugal e do Reino Unido, ambos classificados como zonas de risco devido a variantes do novo coronavírus, para uma categoria de elevada incidência, uma vez que as projeções apontam que durante o mês de julho a variante Delta também terá uma incidência entre 70% a 80% na Alemanha.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa diz que marcha-atrás nas medidas de desconfinamento poderá implicar "a restrição do horário da restauração às 15h30 de sábado e o não funcionamento durante o resto do fim de semana".
Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças estima ainda um aumento de internamentos e mortes associados à pandemia, uma vez que a nova variante é 40% a 60% mais transmissível do que a variante detetada no Reino Unido.
Presidente da República diz não conhecer as medidas que o Governo vai aplicar a concelhos específicos, mas aponta que vacinação é fator a ter em conta.
"Não só vamos ultrapassar a média europeia, como vamos ultrapassar a maior parte dos países da União Europeia", estima Óscar Felgueiras.