
Cópia privada rende 9,6 mil milhões de euros
Receitas com direitos de autor atingiram cerca de 44 milhões de euros só em Portugal.
Receitas com direitos de autor atingiram cerca de 44 milhões de euros só em Portugal.
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que tinha rejeitado no mês de Março. Mas voltou a criticar o diploma
A AGEFE, APRITEL e APED acusam o Governo de avançar com o processo legislativo da lei da cópia privada "pelas costas dos agentes económicos" levando o diploma a debate novamente esta sexta-feira. Caso a lei seja aprovada, as associações vão analisar se impugnam a decisão, admitindo que há inconstitucionalidade e que as novas taxas são "impostos encapotados".
Proposta aprovada em Parlamento previa a taxação de equipamentos, como telemóveis ou tablets, para remunerar os direitos de autor
O PS retirou nesta quarta-feira o projecto de lei da Cópia Privada, horas depois de o grupo parlamentar socialista dar conta das alterações que pretendia introduzir, e promete apresentar novo projecto em breve.
A lei da cópia privada está em discussão no Parlamento e prevê que haja uma taxação sobre equipamentos que permitam gravar obras, desde telemóveis a discos rígidos. A AGECOP - Associação para a Gestão da Cópia Privada diz que tem de haver remuneração. No ano passado recebeu 1,8 milhões de euros.
Adolfo Luxúria Canibal e António Pinho Vargas estão entre os artistas que assinaram um documento da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a exigir uma nova lei da cópia privada, mas desconhecem em pormenor a proposta de legislação do PS para a área.
Mais de uma centena de artistas das mais variadas áreas subscreveram um abaixo-assinado promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) que exige uma nova lei da Cópia Privada.