Sábado – Pense por si

Investimento de capital garantido: Deixem-nos poupar

Os portugueses nunca pouparam tão pouco como agora. Em dez tumultuosos anos, a taxa de poupança caiu mais de metade. Produtos sem risco pouco sedutores, carga fiscal elevada: eis a fórmula perfeita para não poupar. Faltam incentivos. Mas é mais que tempo de os criar.

Fundo de emergência: ficar a salvo em dias difíceis

Criar um bote financeiro de segurança para fazer face a imprevistos é uma regra essencial das finanças pessoais. Difícil é encontrar agora produtos que consigam superar a inflação para não perder poder de compra. Aprenda a criar o seu fundo anti-incerteza, sem afogar as poupanças.

CTPC não surpreendem, mas superam os depósitos

Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento têm um rendimento bem menos interessante do que os seus antecessores Certificados do Tesouro Poupança Mais e garantem apenas 1% ao ano, se investir pelos sete anos. Os depósitos de longo prazo rendem ainda menos. Vale a pena subscrever?

Rendimentos encolheram

Aplicar as poupanças em certificados e obrigações do Estado já foi bem mais interessante. Nos últimos meses, três produtos sofreram alterações e as taxas foram reduzidas. Todos rendem menos de 1%. Não recomendamos a sua compra.

Estado reforça financiamento junto das famílias este ano

No programa de financiamento do Estado para este ano, o IGCP antecipa um reforço do financiamento através do retalho, ou seja, das famílias. Isto num ano em que as necessidades de financiamento do Estado serão inferiores em 1,5 mil milhões de euros face às previsões do ano passado.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)