
BCE pede aos bancos que se preparem para maiores riscos geopolíticos
A presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Claudia Buch, referiu que estes acontecimentos adversos são difíceis de prever ou de quantificar para os bancos e mercados.
A presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Claudia Buch, referiu que estes acontecimentos adversos são difíceis de prever ou de quantificar para os bancos e mercados.
Pentti Hakkarainen, responsável do conselho de supervisão do BCE, defende que os rácios de capital dos bancos na Zona Euro continuam abaixo do nível ideal. É por isso que ainda "não há margem para aliviar os requisitos de capital" impostos às instituições financeiras.
A banca vai ter de aumentar as provisões para a totalidade do crédito malparado. Mas os bancos só deverão ter de cumprir as novas regras em 2021, algo que está a ser criticado por países como a Alemanha. Portugal está entre os mais afectados pelas novas metas.
O Brexit é uma realidade e a saída do Reino Unido da UE vai afectar os bancos. O BCE abre as portas aos bancos que se querem relocalizar, mas repete o alerta de que não aceitará na Zona Euro bancos com estruturas vazias, que queiram apenas ter a sede na região.
Para assumir funções, futura gestão da Caixa tem de ter "ok" do conselho de supervisão do BCE e não merecer oposição dos governadores da Zona Euro. Banqueiros centrais podem pronunciar-se apenas na reunião de 21 de Agosto.
O conselho de supervisão do BCE permitia que o Banif vivesse para lá de 21 de Dezembro de 2015. O conselho de governadores do BCE decidiu precisamente o contrário.
Os bancos gregos - cujas necessidades de capital foram fixadas entre 4,4 e 14,4 mil milhões de euros - terão de ser recapitalizados até ao final do ano. O alerta foi deixado pela presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Daniele Nouy.