
Parlamento avança com queixa contra Berardo por desobediência
A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos vai fazer queixa contra a Associação Coleção Berardo por considerar que não foram enviados os documentos devidos.
A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos vai fazer queixa contra a Associação Coleção Berardo por considerar que não foram enviados os documentos devidos.
A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos deu parecer positivo à proposta do CDS-PP de retirar as comendas ao empresário Joe Berardo.
Sociais democratas apresentaram requerimento à comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos para ter acesso a documentos relativos a crédito registados como "sem incumprimento".
O CDS-PP defendeu hoje que o governador do Banco de Portugal (Bdp) seja o primeiro a ser ouvido pela comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), não excluindo um pedido de exoneração.
O presidente do PSD revelou hoje estar a "avaliar" a possibilidade de pedir uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, notando que a esquerda cortou "abruptamente" a anterior "antes que doesse a alguém".
O final da comissão de inquérito levou o Supremo Tribunal de Justiça a declarar extinto o processo em que os reguladores contestavam a decisão da Relação para a divulgação de dados secretos sobre a Caixa Geral de Depósitos.
Bloquistas e comunistas fazem declaração de voto na aprovação do relatório final. O BE estabelece uma ligação entre o financiamento a accionistas do BCP e a ida de Santos Ferreira para o banco. O PCP quer mais críticas à Europa.
O documento final da comissão de inquérito à Caixa indica que a gestão não se distanciou "o suficiente dos interesses dos grupos económicos que dominam ou dominaram boa parte da economia nacional".
O PSD e o CDS solicitaram a suspensão do prazo da comissão de inquérito, para evitar que caiam os processos que visam a disponibilização de documentos confidenciais. PS, BE e PCP votaram contra.
O Supremo Tribunal de Justiça quer saber se a comissão de inquérito à Caixa está extinta. "A ser assim", pode não haver "pertinência" para os recursos colocados.
A CMVM e BdP recorreram ao Constitucional para não divulgarem a documentação pedida pela comissão de inquérito. O Ministério das Finanças perdeu o acesso ao Supremo.
Os trabalhos do primeiro inquérito parlamentar à Caixa só serão retomados a 7 de Junho. Os deputados querem esperar pelos documentos pedidos aos reguladores, Finanças e banco público.