
Banco de Itália alerta para riscos de baixo crescimento e dívida elevada
Não é apenas a Comissão Europeia a mostrar preocupação quanto ao impacto resultante da incerteza relacionada com os objectivos orçamentais do governo italiano.
Não é apenas a Comissão Europeia a mostrar preocupação quanto ao impacto resultante da incerteza relacionada com os objectivos orçamentais do governo italiano.
Elisa Ferreira decidiu não avançar para a presidência do Mecanismo Único de Supervisão do BCE, sabe o Negócios.
O ministro italiano das Finanças solicitou ao regulador comunitário autorização para prolongar em seis meses as garantias estatais dadas à titularização do crédito malparado.
A incerteza que por esta altura se vive na Itália dificulta a percepção daquilo que se passa verdadeiramente. Depois de pedir eleições já em Julho, o chefe político do 5 Estrelas, Di Maio, mostra-se disponível para colaborar com o presidente Mattarella, a quem queria destituir. Perfila-se nova tentativa de formar um governo anti-sistema 5 Estrelas-Liga.
O CEO do UniCredit considera que é o medo e não os fundamentais que justifica a queda acentuada na bolsa e nos juros da dívida do país. "Itália não vai sair do euro", garante.
Num dia de forte queda nos juros de Itália e na bolsa de Milão, o governador do Banco de Itália deixou recados aos partidos populistas do país.
Os juros da dívida de Espanha a dez anos estão a subir quase 8 pontos para se aproximarem de 1,5%, enquanto a bolsa de Madrid perde quase 2%.
A escolha do 5 Estrelas e da Liga recaiu sobre um professor de direito da Universidade de Florença.
O Banco de Itália revelou que a dívida italiana caiu "ligeiramente" em 2017 e pode manter essa trajectória em 2018. Os últimos dados indicam que a dívida italiana recuou para 131,6%, um valor que é superior ao estimado para a dívida nacional.
O maior banco italiano enviou acidentalmente uma tabela com os resultados preliminares a analistas e investidores ontem à noite, vendo-se obrigado a revelar as contas esta manhã, antes da abertura do mercado.
O banco confirma que não foram roubadas passwords, mas os hackers poderão ter tido acesso a dados pessoais e bancários de cerca de 400 mil clientes.
O PIB transalpino cresceu 0,2% no primeiro trimestre, a mesma variação já verificada nos últimos três meses do ano passado. Exceptuando o produto da Grécia, que diminuiu no primeiro trimestre, o desempenho da economia italiana foi o pior da Zona Euro.
Ao registar prejuízos de 169,2 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, os rácios de capital do Banca Monte dei Paschi ficaram ainda mais distantes dos mínimos exigidos pelo BCE.
Ignazio Visco afirma que os problemas da banca, a braços com grandes montantes de crédito malparado, poderão minar a confiança na indústria financeira do país.
Investidores tranquilizados.
A economia italiana cresceu a um ritmo mais lento do que o esperado no terceiro trimestre deste ano, assinalando dificuldades no retorno a um crescimento sustentável.