Importações sobem seis vezes mais que exportações em julho
A compra de aviões ao exterior continua a penalizar as contas e a França foi o maior parceiro comercial neste mês.
A compra de aviões ao exterior continua a penalizar as contas e a França foi o maior parceiro comercial neste mês.
Esta quarta-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresenta as suas projeções económicas intercalares. Nos EUA, destaque para os números da balança comercial e para o Livro Bege da Fed.
Na noite passada, o primeiro-ministro japonês e o presidente dos EUA acordaram iniciar negociações com vista a um acordo comercial bilateral. Cedência de Shinzo Abe salvaguarda, pelo menos para já, exportações do sector automóvel nipónico.
Esta sexta-feira os olhares estarão centrados na Standard & Poor's, uma vez que a agência de notação financeira poderá pronunciar-se sobre a perspectiva e classificação da dívida soberana de Portugal.
Perto de 25 mil portugueses têm o seu ganha-pão neste sector industrial constituído por micro e pequenas empresas. As exportações até evoluíram a um ritmo superior em 2017, mas continuam abaixo das compras no estrangeiro.
A guerra comercial continuará a centrar as atenções dos investidores esta terça-feira.
A União Europeia, que foi alvo das tarifas de Trump na guerra comercial, aumentou as suas vendas para os Estados Unidos no primeiro semestre, ao mesmo tempo que reduziu as suas compras de bens norte-americanos.
Depois de bater o recorde de vendas ao exterior em 2017, o sector têxtil e do vestuário prossegue em terreno positivo, embora espanhóis e britânicos estejam a baixar o ritmo das compras em Portugal.
Aposta: Governo pretende encontrar uma forma de, a curto prazo, aumentar os rendimentos dos produtores florestais. Superação: Ultrapassar o trauma causado pelos incêndios de 2017 é, nesta altura, outra das prioridades do Executivo
Gestão: Só uma floresta ordenada e rentável pode combater a desertificação. Ambiente: A indústria utiliza floresta plantada e não nativa
Há mais para lá do turismo nos serviços que Portugal exporta. Um estudo do Banco de Portugal revela que os serviços não turísticos têm ganho importância no país, em especial os transportes, as telecomunicações e a informática.
A Câmara de Famalicão, o terceiro concelho mais exportador do país, aprovou a criação de uma Bolsa de Peritos para Apoio ao Desenvolvimento de Negócios, que visa ajudar novos empreendedores.
A primeira estimativa do Eurostat para as exportações e importações feitas pela Zona Euro entre Janeiro e Maio desde ano mostra que os 19 países do euro registam um excedente comercial de 189,6 mil milhões de euros face ao resto do mundo. Já na relação comercial com os EUA, as exportações europeias cresceram 2,1% e as importações caíram 3,1%, isto numa altura em que se intensifica a disputa comercial promovida por Washington.
Desvalorização do yuan poderá consolidar; Eur/Usd volta a definir máximo relativo menor; Crude recua e sai da zona overbought; Ouro testa novamente zona dos $1240.
O excedente comercial da China com os Estados Unidos atingiu em Junho os 24.914 milhões de euros, um valor recorde, apesar da escalada na guerra comercial entre Pequim e Washington.
Nos primeiros seis meses do ano foram produzidos mais de 154 mil veículos em Portugal.