
Aprovada a descida do IVA das touradas. Faz sentido?
Em dois meses, o tema da atividade tauromáquica foi duas vezes debatido no Parlamento e suscitou reações acesas. Os aficionados ganharam hoje a batalha do IVA, que cai de 23 para 6%.
Em dois meses, o tema da atividade tauromáquica foi duas vezes debatido no Parlamento e suscitou reações acesas. Os aficionados ganharam hoje a batalha do IVA, que cai de 23 para 6%.
O projeto-lei que resultou da iniciativa legislativa de cidadãos deu entrada no parlamento em junho de 2019 e juntou mais de 25 mil assinaturas.
"Todos os anos são gastos cerca de 16 milhões de euros no fomento da tauromaquia em Portugal", diz Cristina Rodrigues, que sugere um aproveitamento diverso das verbas.
O texto recorda que um grupo de pessoas foi despejado de um imóvel ocupado ilegalmente, no Largo de Santa Bárbara, freguesia e Arroios, "por um grupo de seguranças privados mandatado pelo proprietário do imóvel".
Graça Fonseca foi recebida, durante uma visita ao Alentejo, por 30 elementos de grupos de forcados que reclamavam a retoma da atividade tauromáquica. Veja o vídeo.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados "assim que as regras" para esse reinício "estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde", devido à pandemia da Covid-19.
A ProToiro "garante que as praças de toiros têm capacidade de aplicar as medidas sanitárias" que o governo definiu para as salas de espetáculos.
"A situação vai prejudicar muito a atividade tauromáquica, sendo mais um problema que o setor vai ter de enfrentar", disse o presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos.
Em carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, municípios alertam para as possíveis consequências económicas do aumento do imposto.
Proposta da associação ANIMAL foi subscrita por mais de 22 mil pessoas.
PAN afirma que a assistência atualmente é contabilizada "por palpite" e propõe que os dados estatísticos voltem a ser atribuídos ao Instituto Nacional de Estatística.
Federação Portuguesa de Tauromaquia vai tentar reverter a decisão.
Projecto do PAN "Trata-se de uma rotina demagógica, fundamentada em mentiras", indica grupo.
Federação Portuguesa de Tauromaquia diz que se trata de uma iniciativa de "um partido desesperado".
PAN, PEV e BE querem restringir atividade a maiores de 18.
Juntaram-se em frente à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.