
Garantidos serviços mínimos em greve dos estivadores
A medida foi tomada face a eventuais consequências da greve ao trabalho suplementar que envolve o trabalho realizado aos sábados, domingos e feriados.
A medida foi tomada face a eventuais consequências da greve ao trabalho suplementar que envolve o trabalho realizado aos sábados, domingos e feriados.
O regime que tem estado a ser preparado pelo Governo português e que prevê a criação de uma taxa de imposto em função da tonelagem dos navios como forma de incentivar e fazer crescer o sector passou no crivo da Comissão Europeia em matéria de auxílios de Estado.
O sistema portuário mundial tem de estar na vanguarda da implementação da economia do mar, defendeu esta quarta-feira a ministra do Mar, no World Ocean Summit 2018, que termina sexta-feira no México.
O grupo está a constituir a ETE Cabo Verde com o objectivo de apresentar uma proposta para a gestão dos portos da Praia, Mindelo, Palmeira e Sal Rei no modelo que seja definido pelo governo daquele país.
O sector marítimo nacional tem de se adaptar às novas tendências e posicionar-se no mercado global capitalizando os trunfos concorrenciais que estão no seu ADN.
A distribuição das exportações por modos de transporte, porém, coloca em evidência o modo rodoviário.
A plataforma é mais do que uma ferramenta de gestão dos fluxos informacionais, uma vez que sustenta toda a cadeia logística associada à entrada e à saída de mercadorias nos portos.
A empresa dá conta de uma forte procura pelo transporte marítimo contentorizado nos primeiros três meses do ano, que permitiu reforçar a facturação do grupo. Os lucros ascenderam a 253 milhões de dólares.
A Europac vendeu a unidade logística que opera no porto de Viana do Castelo por 2,7 milhões de euros, rendendo uma mais-valia de 2,3 mil milhões à empresa.
Contestada pelos sindicatos e contando com o não da oposição, a compra da CP Carga pelo grupo MSC Rail, que já tem presença em Portugal, vai ser analisada pela Autoridade da Concorrência.
Houve mais embarcações a entrar nos portos nacionais nos primeiros três meses do ano. Também a sua dimensão era maior do que um ano antes. Já o transporte rodoviário de mercadorias continuou a cair.
Um relatório da Amnistia Internacional (AI) responsabiliza o fim do programa Mare Nostrum pelo "aumento dramático de mortes" registado desde então ao largo do Mar Mediterrâneo. Quando se aproxima a reunião dos líderes europeus, a AI pede "acções concretas".