
Milhares de gregos na rua em luta contra o novo nome da Macedónia
Praça Syntagma volta ser palco de confrontos.
Praça Syntagma volta ser palco de confrontos.
Milhares de agricultores manifestaram-se esta manhã de dia 12 de Fevereiro na capital grega para protestar e exigir que o governo retire o seu plano de reforma da segurança social e das regras da idade e condições de reforma dos trabalhadores agrícolas. Os agricultores chegaram de tractores e marcharam pelas ruas de Atenas em direcção ao Parlamento na Praça Syntagma onde irão acampar durante todo o fim-de-semana como forma de pressionar o executivo para ceder às suas reivindicações
Alguns dos manifestantes que protestam, na praça Syntagma, contra a aprovação pelo parlamento do acordo com os credores internacionais que imporá mais austeridade, atiraram 'cocktails molotov' à polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo.
A troika fez uma avaliação positiva das propostas apresentadas por Alexis Tsipras e o parlamento helénico deu luz verde para as negociações prosseguirem com base em medidas de austeridade no valor de 13 mil milhões de euros.
Oito horas antes do encerramento das urnas, uma apoiante do "sim" antecipava os resultados e explicava porquê: a campanha do 'sim' foi racional e os gregos são emotivos. Clara vitória do 'não' encheu a praça Syntagma de pessoas que acreditam que as coisas não podem piorar. "Agora é a vossa vez", dizem.
A notícia é de ontem, mas o prazo de pagamento cessa hoje. A Grécia tem de pagar 1,6 mil milhões de euros esta quarta-feira, 30 de Junho, mas já disse que não o ia fazer. O dia começou com a divulgação da forma como Atenas pretende permitir aos pensionistas receberem as suas subvenções. Acompanhe aqui os acontecimentos.
Activistas gregos e europeus manifestaram-se hoje na praça Syntagma, no centro de Atenas, com o objectivo de denunciar "o avanço dos neonazis" no país.
A polícia prendeu 67 manifestantes durante os protestos que chegaram a juntar cerca de 100.000 pessoas na Praça Syntagma, frente ao edifício do Parlamento.
A polícia grega disparou granadas de gás lacrimogéneo contra os manifestantes que tentavam romper um cordão de segurança na Praça Syntagma, frente ao parlamento, onde se concentram milhares de pessoas em protesto contra as medidas de austeridade.