
Nações Unidas estimam mais de 2,6 milhões de portugueses emigrados
A maior parte dos portugueses emigrados está na Europa, mas perto de um terço estão na América do Norte. Observatório da Emigração pede cautela na leitura dos dados.
A maior parte dos portugueses emigrados está na Europa, mas perto de um terço estão na América do Norte. Observatório da Emigração pede cautela na leitura dos dados.
O coordenador do Observatório da Emigração defendeu que, para resolver o problema de falta de mão de obra, deve facilitar a entrada de estrangeiros.
Medida é defendida pelo coordenador do observatório da emigração.
O coordenador do Observatório da Emigração defendeu este sábado que Portugal "precisa desesperadamente" de imigrantes e, para resolver o problema de falta de mão-de-obra, deve facilitar a entrada de estrangeiros e fazer campanhas de recrutamento no exterior.
As entradas em território holandês aumentaram pelo terceiro ano consecutivo, superando as duas mil pessoas em 2017. É um dos poucos países de destino, a par com Espanha, em que a emigração cresceu nos anos mais recentes.
A entrada de portugueses em território britânico baixou 26% em 2017, a segunda descida consecutiva. Os especialistas em emigração explicam este movimento "sobretudo pelos receios induzidos" pela saída da União Europeia.
Pela primeira vez em quase dez anos, a emigração lusa para os Estados Unidos ultrapassou as mil entradas. Ainda assim, a maior economia do mundo foi o destino de apenas 1% dos cerca de 100 mil que emigraram em 2016.
Quebra das saídas para o Reino Unido e Angola ajudam a explicar o valor mais baixo dos últimos cinco anos: cem mil portugueses emigraram no ano passado.
O número de entradas de portugueses no principado continua 90% abaixo do fluxo registado há menos de uma década. O Governo local acena com novas oportunidades para os emigrantes, que Marcelo vai visitar em Setembro.
O número de portugueses inscritos aumentou 101 mil no ano passado, com destaque para o Canadá e o Brasil, escreve esta terça-feira o Correio da Manhã.