Notas de 500 euros deixam de ser emitidas no domingo mas mantêm valor
Nota deixa de circular nos países do euro, com exceção de Áustria e Alemanha por "motivos logísticos".
Nota deixa de circular nos países do euro, com exceção de Áustria e Alemanha por "motivos logísticos".
A partir de domingo, 17 dos 19 bancos centrais nacionais da zona euro deixam de emitir notas de 500 euros, que serão recolhidas e destruídas, mas manterão o seu valor por um período ilimitado.
Nota pode ser trocada nos bancos nacionais da zona euro num período ilimitado de tempo.
João Sousa, condenado por corrupção, recusa que tenha escondido dinheiro.
O Banco Central Europeu vai deixar de produzir a nota de 500 euros por "receios" que a "possa facilitar actividades ilícitas"
A produção da nota de 500 euros chegará ao fim 17 anos depois da entrada em circulação. A decisão anunciada esta quarta-feira pelo BCE pretende pôr fim aos receios de que esta nota em particular seja propícia a actos ilícitos.
BCE discute hipótese de deixar de imprimir notas deste valor.
O banco central da Suíça não partilha as preocupações dos ministros das Finanças da Zona Euro e adianta que não está em causa a manutenção em circulação da nota de 1.000 francos.
Depois de o organismo anti-fraude ter defendido o fim de circulação das notas mais elevadas, as autoridades europeias deverão anunciar esta terça-feira novas medidas contra a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.
Entra esta quinta-feira em circulação a nova nota de cinco euros, a primeira da série "Europa". A figura da mitologia grega que deu o nome ao continente vai entrar nas carteiras dos cidadãos europeus.
Ministro espanhol da Economia apoia a medida, mas salienta que o importante é travar a fraude fiscal.