Sábado – Pense por si

Maior banco angolano com buraco de 4,3 mil milhões de euros

O BPC, o maior banco angolano, totalmente detido pelo Estado, fechou 2017 com um buraco de 5,2 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros), essencialmente devido ao crédito malparado, o segundo pior registo da história da banca em Angola.

BES reforça posição no BES Angola após aumento de capital

O Banco Espírito Santo Angola (BESA) aumentou o seu capital social em 500 milhões de dólares (383 milhões de euros), passando de 170,5 para 670,5 milhões de dólares. Com esta operação, o Banco Espírito Santo (BES) reforçou a sua posição naquele banco, aumentando a sua participação accionista de 51,94% para 55,71%. Já os angolanos da Portmill mantiveram uma posição de 24% enquanto a Geni, outro angolano, subiu ligeiramente a sua participação de 18% para 18,99%.

BES Angola inaugura nova sede em Luada

O presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, disse esta segunda-feira na inauguração da nova sede do banco em Luanda que "é da directa responsabilidade de Ricardo Espírito Santo Salgado o convite para que um angolano dirigisse as operações do grupo BES em Angola. Agradeço ao dr. Ricardo Salgado todo o esforço posto neste projecto". O presidente do BES foi a ausência mais notada na cerimónia que marcou a abertura da nova sede do BESA em Luanda.

BIC é "quem está a apoiar as empresas portuguesas"

Fernando Teles, presidente do BIC, já teve uma reunião com os trabalhadores do BPN, comprado recentemente, onde deu 120 dias para "mostrarem o que valem". Diz que o BIC é que está a financiar as empresas portuguesas em Angola, já que tem liquidez, ao contrário, acrescenta, do Banco Espírito Santo Angola.

Presidente do BES Angola constituído arguido

O presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) foi esta noite constituído arguido num processo em que é participante o Estado angolano, depois de ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, disse o advogado de defesa à agência Lusa.

Presidente do BES Angola constituído arguido

O presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) foi constituiído arguido pelos crimes de burla e branqueamento de capitais. Álvaro Sobrinho está a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre no âmbito de uma investigação conjunta da Procuradoria Geral Angolana e Procuradoria Geral da República portuguesa.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30