Vem aí o sol, mas esta quinta-feira ainda chove
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10ºCelsius e os 17 e as máximas entre os 20 graus e os 29.
O céu ainda muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao fim da manhã e a possibilidade de chuva, ainda que fraca, nestas regiões, marca as previsões meteorológicas para esta quinta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda céu ainda pouco nublado ou limpo na região Sul.
A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado a partir da tarde no litoral e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 20 graus (em Viana do Castelo) e os 29 (em Faro, Évora, Beja e Castelo Branco).
Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã e vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 25 graus Celsius.
O IPMA prevê para esta quinta-feira no grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e vento oeste moderado.
No grupo Central (Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Terceira) prevê-se céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos, especialmente na tarde, e vento fraco, tornando-se bonançoso a moderado de oeste.
Para o grupo Ocidental (São Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a bonançoso de oeste.
Em santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar hoje entre os 20 e os 26 graus, na Horta entre os 19 e os 25, em Angra do Heroísmo entre os 18 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 16 e os 25.
Risco elevado de radiação UV
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores e os 18 distritos do continente apresentam esta quinta-feira um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
De acordo com o IPMA, em risco muito elevado estão as ilhas do Faial, Terceira, Flores e São Miguel, nos Açores, as ilhas da Madeira e do Porto Santo e os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Évora, Beja e Faro no continente.
O IPMA colocou também os distritos de Braga e Coimbra em risco elevado.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Edições do Dia
Boas leituras!