Secções
Entrar

Várias povoações evacuadas esta noite no concelho de Nisa

26 de julho de 2017 às 23:54

Pessoas foram retiradas de Vila Flor, Falagueira, Amieira do Tejo e Albarrol

Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram hoje à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

Devido às "várias frentes de fogo", em Amieira do Tejo e Arneiro, já foram evacuadas as povoações de Vila Flor, Falagueira, Amieira do Tejo e Albarrol, indicou a presidente da Câmara Municipal, apontando para cerca de 100 o número de pessoas retiradas das suas casas, por precaução, e instaladas no pavilhão municipal de Nisa.

No concelho, continuavam hoje à noite activas duas frentes de fogo, que mobilizavam, cerca das 23:00, 122 operacionais, com o apoio de 37 viaturas, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

A presidente da Câmara de Nisa admitiu também activar o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, de forma a envolver todas as entidades do concelho no processo de "salvar vidas".

Durante a noite, o centro de comando de operações de combate ao fogo também vai passar do Arneiro para o heliporto, na vila de Nisa, sede de concelho, indicou, referindo não haver, até cerca das 23:00, registo de danos pessoais, nem em habitações.

O fogo em Nisa, com origem no que lavra em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, estava hoje de manhã dominado em cerca de 90%, mas, durante a tarde, agravou-se, referiu fonte dos bombeiros.

Segundo a ANPC, o incêndio obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 18, junto à ponte de Vila Velha de Ródão.

O fogo em Vila Velha de Ródão passou na terça-feira à noite o rio Tejo e chegou ao concelho vizinho de Nisa, Portalegre, através do monumento natural das Portas de Ródão.

A ANPC indica na sua página na internet que o alerta do incêndio no concelho de Nisa foi dado às 21:34 de terça-feira, nas Portas do Ródão, freguesia de Santana.

Este incêndio deflagrou às 17:55 de domingo, na freguesia de Santo André das Tojeiras, em Castelo Branco, tendo passado posteriormente para o concelho de Vila Velha de Ródão e depois também para o concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.

Hoje à tarde, o fogo que lavra em Mação, no distrito de Santarém, também se propagou ao concelho de Nisa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela