Surto de hepatite A em Setúbal. Maioria dos infetados são adolescentes
Cerca de 100 pessoas foram vacinadas contra a doença desde sábado. Uma rapariga de 12 anos deu entrada no Hospital Santa Maria em estado grave.
Um surto de hepatite A, que começou na semana passada, infetou pelo menos 20 pessoas em Setúbal. Maioria dos doentes são adolescentes, sendo que uma rapariga de 12 anos deu entrada no Hospital Santa Maria em estado grave.
A menina foi transferida do Hospital de Setúbal para o Santa Maria, em Lisboa, na semana passada. O quadro clínico da jovem, que já se encontra fora de perigo, está a evoluir favoravelmente.
No passado sábado, começou uma campanha de vacinação junto da comunidade, principalmente junto dos adolescentes que estiveram em contacto com os infetados. Até ao momento, estima-se que cerca de 100 pessoas já foram vacinadas.
A campanha continuará durante esta quarta-feira e será retomada no próximo sábado.
Também foi iniciada uma campanha de sensibilização junto da comunidade escolar e encarregados de educação, alertando para o perigo do vírus altamente contagioso que pode provocar uma inflamação aguda no fígado.
A origem do surto ainda não é conhecida, mas acredita-se que a doença terá sido importado do Algarve, região onde houve um surto entre agosto e novembro do ano passado.
Edições do Dia
Boas leituras!