Secções
Entrar

Seis distritos sob aviso amarelo devido à chuva

12 de outubro de 2015 às 09:36

Alerta mantém-se até esta noite. Os efeitos da tempestade Joaquin vão continuar a sentir-se até terça-feira

Seis distritos portugueses estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, por vezes acompanhada de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou os distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre e Santarém sob aviso amarelo até às 21 horas de hoje devido à previsão de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

Os efeitos da tempestade causada pelo furacão Joaquin vão continuar a sentir-se até terça-feira, embora com diminuição de intensidade.

A depressão pós-tropical corresponde a uma fase posterior da evolução do furacão Joaquin e, por isso, já não apresenta características de severidade meteorológica tipicamente associadas aos ciclones tropicais na categoria de furacão.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e possibilidade de ocorrência de trovoada.

O vento tende a soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando do quadrante leste nas regiões Norte e Centro e sendo temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.

O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Norte.

Para a Madeira, o instituto prevê também períodos de céu muito nublado, com aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, enquanto o vento fraco a moderado do quadrante norte.

Já nos Açores, e nas ilhas do grupo ocidental, Corvo e Flores, estão previstos períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, com aguaceiros fracos a partir do fim da tarde e o vento a soprar de sueste fresco com rajadas até 50 km/h, rodando para sul.

No grupo central (composto pelas ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria) são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, vento sueste bonançoso a moderado -- no grupo central -- e vento leste bonançoso, rodando para sueste, no grupo oriental.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela