Secções
Entrar

Segurança Social encerra creche ilegal em Cascais com 38 crianças

Lusa 23 de julho de 2025 às 19:38

Encontravam-se no interior deste equipamento 23 crianças em idade de creche (dos zero aos 3 anos) e 15 crianças em idade de pré-escolar (com mais de 3 anos).

Uma creche ilegal, que funcionava no concelho de Cascais e onde se encontravam 38 crianças, foi encerrada por falta de condições de funcionamento e "risco iminente", anunciou hoje o Instituto da Segurança Social (ISS).

Em comunicado, o ISS refere que o equipamento, localizado na freguesia de São Domingos de Rana, foi encerrado na terça-feira, após uma ação de fiscalização.

No momento desta ação, encontravam-se no interior deste equipamento 23 crianças em idade de creche (dos zero aos 3 anos) e 15 crianças em idade de pré-escolar (com mais de 3 anos).

"O equipamento, onde se encontravam apenas três funcionárias, foi encerrado de forma imediata por não reunir as condições de instalação e funcionamento, colocando em risco iminente a saúde e bem-estar das crianças", justifica o ISS.

O organismo adianta que todas as famílias foram contactadas e encaminhadas para respostas licenciadas existentes no concelho, com o apoio dos Centros Distritais da Segurança Social.

"O encerramento urgente de uma creche é decretado de forma imediata sempre que, na sequência de uma ação de fiscalização, se verifique perigo iminente para a vida das crianças", refere a Segurança Social, sublinhando que estas ações são acompanhadas por equipas locais para garantir soluções alternativas às famílias", esclarece o ISS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela