Secções
Entrar

Segunda-feira com chuva e temperaturas mínimas de cinco graus

14 de dezembro de 2020 às 07:27

IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, com abertas a partir do início da tarde e períodos de chuva, mais intensa nas regiões Norte e Centro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, com abertas a partir do início da tarde e períodos de chuva, mais intensa nas regiões Norte e Centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser de neve acima de 1.400/1.600 metros no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro temporário, em especial até ao final da manhã e descida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 05 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 19 (em Faro).

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo), o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto para o fim do dia, chuva a partir da noite e vento noroeste fresco a muito fresco, rodando para oeste e tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 90 quilómetros por hora a partir da noite.

No grupo central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Terceira e Pico) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde, aguaceiros fracos na madrugada e vento noroeste moderado a fresco, rodando gradualmente para sudoeste e tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora.

O IPMA prevê para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos na madrugada e vento noroeste moderado a fresco com rajadas até 55 quilómetros por hora, rodando para oeste.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 12 e os 18 graus, na Horta entre os 12 e os 17 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 12 e os 16.

Dez distritos do continente estão hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, segundo o IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 09:00 de terça-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido à previsão de vento forte entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela