Secções
Entrar

Resolvido surto nas valências da Misericórdia de Vila Viçosa

04 de janeiro de 2021 às 21:25

Segundo o provedor, este surto provocou a morte a quatro mulheres e três homens.

O surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora), que envolveu mais de uma centena de infetados e provocou sete mortos, está resolvido, garantiu esta segunda-feira o provedor da instituição, Jorge Rosa.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa indicou que "já regressaram ao lar os últimos dois utentes da instituição" infetados com o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, que estavam alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no antigo Centro de Saúde da localidade.

"Os dois utentes, após terem feito dois testes com resultados negativos [para o vírus SARS-CoV-2] saíram do ZCAP na quinta-feira", adiantou.

Segundo Jorge Rosa, a Zona de Concentração e Apoio à População, de Vila Viçosa, está atualmente "encerrada".

O surto, de acordo com fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, chegou a infetar mais de 100 pessoas, nomeadamente 53 utentes, 13 funcionários da instituição e algumas dezenas de habitantes da comunidade, tendo feito ainda sete vítimas mortais.

Segundo o provedor, este surto provocou a morte a quatro mulheres e três homens.

A Câmara de Vila Viçosa indicou hoje que existem no concelho 71 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19 e sete óbitos, segundo dados relativos a sábado, disponibilizados pela Autoridade de Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.843.631 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.186 pessoas dos 431.623 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela