Secções
Entrar

Reforço de meios previsto para terça-feira ainda por divulgar

14 de maio de 2018 às 18:44

Este ano, as fases de combate a incêndios foram substituídas por níveis de prontidão, passando o dispositivo a estar permanente ao longo do ano e reforçado entre 15 de Maio e 31 de Outubro.

O combate aos incêndios deverá ter o primeiro reforço de meios a partir de terça-feira, com a entrada em vigor do agora denominado "nível II", mas o dispositivo que estará no terreno ainda não foi divulgado.

1 de 5
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

A Directiva Operacional Nacional (DON), que estabelece o dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, indica que, entre 15 e 31 de maio, os meios vão ser reforçados, integrando neste período até 6.290 elementos e até 1.473 veículos dos vários agentes presentes no terreno.

Nesta fase, que passa a chamar-se "reforçado - nível II", os meios aéreos são no máximo 32, segundo a DON.

No sábado, o Ministério da Administração Interna divulgou que os 10 primeiros helicópteros alugados para combate a incêndios estão posicionados nos centros de meios aéreos e prontos a operar.

A estes 10 helicópteros alugados juntam-se as três aeronaves ligeiras da frota do Estado, totalizando 13 os meios aéreos ao serviço da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)

A agência Lusa contactou a ANPC para saber os meios que vão estar no terreno na próxima quinzena, mas não obteve, até ao momento, resposta.

Entre os meios, a DON prevê, para este período, cerca de 1.700 bombeiros voluntários, 236 operacionais da Força Especial de Bombeiros (FEB), 1.081 do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro e 950 do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SPENA) da GNR, além dos 1400 sapadores florestais.

Este ano, as fases de combate a incêndios foram substituídas por níveis de prontidão, passando o dispositivo a estar permanente ao longo do ano e reforçado entre 15 de Maio e 31 de Outubro.

De acordo com a DON, o maior reforço de meios está previsto para os meses de Junho e Outubro, mas continua a ser entre Julho e Setembro, conhecida pela fase mais critica de incêndios, o período que mobiliza o maior dispositivo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela