Secções
Entrar

Prevista chuva, mas só no final do dia

16 de outubro de 2017 às 08:19

A chuva vai regressar hoje ao território do continente, mas nos distritos mais afectados pelos incêndios prevê-se que caia mais para o final do dia

A chuva vai regressar hoje ao território do continente, mas nos distritos mais afectados pelos incêndios prevê-se que caia mais para o final do dia, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

1 de 3
Foto: Paulo Novais/Lusa
Foto: Paulo Novais/Lusa
Foto: Paulo Novais/Lusa

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Portalegre, Leiria, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Porto, Bragança, Braga e Viana do Castelo vão estar sob 'aviso amarelo' devido à previsão de chuva, podendo ser por vezes forte e acompanhadas por trovoada.

Este aviso vai estar em vigor entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira.

"Ao longo da manhã e início da tarde vamos ter uma descida da temperatura, mas em termos de precipitação ainda não chegará às regiões afectadas pelos incêndios até à tarde de hoje. Contudo, o vento diminuiu em relação ao dia de ontem [domingo] e vai ser hoje em geral fraco, mas moderado nas terras altas", adiantou à Lusa o meteorologista do IPMA.

Ricardo Tavares adiantou à Lusa que na segunda e na terça-feira está prevista uma descida de temperatura de entre 10 e 15 graus Celsius em todo o território de Portugal continental.

Segundo Ricardo Tavares, as temperaturas máximas no litoral vão variar entre os 20 e 25 graus Celsius e nas regiões do interior entre os 25 e os 30 graus.

"Para hoje estão previstos 30 graus em Santarém e ontem estiveram 38. Vamos ter uma descida acentuada e para amanhã prevê-se uma temperatura de entre 18 e 25 graus na generalidade do território do continente", disse.

No que diz respeito à precipitação, Ricardo Tavares adiantou que está prevista em especial para as regiões do norte e centro e alguma instabilidade no sul.

"Nas regiões do norte e centro, em especial no litoral, a precipitação vai tornar-se mais intensa e gradualmente vai estender-se à região do interior, mas mais para o final do dia", indicou.

Para terça-feira, o IPMA prevê que a precipitação chegue às regiões do interior e sul devido à passagem de uma superfície frontal fria e depois há um interregno sem precipitação de manhã e regressará ao final da tarde.

"A tendência para o resto da semana é de precipitação. Não haverá grandes variações nas temperaturas, poderá subir e descer, mas a tendência é que variem entre os 20 e os 25 graus", conclui.

Às 07:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 65 incêndios em curso, 17 em resolução e 46 em fase de conclusão.

Entre aqueles que a ANPC classifica como "ocorrências importantes", estavam 22 grandes incêndios ativos nos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Lisboa, Viseu, Vila Real e Santarém.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela