Secções
Entrar

Presidenciais: Ventura com mais do triplo do orçamento de Ana Gomes

23 de dezembro de 2020 às 18:33

Orçamento da campanha eleitoral à Presidência da República do líder do Chega ascende a 160 mil euros.

O orçamento da campanha eleitoral à Presidência da República do líder do Chega ascende a 160 mil euros, segundo documento oficial a que a Lusa teve acesso, mais do triplo do anunciado pela sua adversária Ana Gomes.

O atual chefe de Estado e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que pretende gastar somente 25 mil euros, metade dos 50 mil euros previstos pela diplomata e ex-eurodeputada do PS.

Já a estrutura do deputado único do partido da extrema-direita parlamentar prevê gastar 25 mil euros só na "conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado" e valor semelhante em "propaganda, comunicação impressa e digital".

"Estruturas, cartazes e telas" são um item que vai implicar custos de 50 mil euros, enquanto 20.000 euros são destinados a "comícios e espetáculos", prevendo-se ainda mais 20.000 euros para "brindes e outras ofertas".

Ainda segundo o documento, as maiores fontes de financiamento da campanha de Ventura são "contribuição de partidos políticos (25 mil euros), "angariação de fundos" (25 mil euros) e "donativos" (100 mil euros), mas o documento não identifica nomes ou entidades.

Há ainda a previsão de "donativos em espécie" (cinco mil euros) e outro tanto em "cedência de bens a título de empréstimo".

As eleições presidenciais realizam-se em 24 de janeiro de 2021, terminando quinta-feira o prazo para a entrega de assinaturas de cidadãos eleitores e formalização das candidaturas junto do Tribunal Constitucional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela