PR elogia profissionalismo das Forças Armadas
Cavaco Silva sublinhou que as tropas portuguesas são chamadas a actuar em teatros de operações "bastante complexos"
O Presidente da República elogiou esta quinta-feira o profissionalismo demonstrado pelas Forças Armadas nas missões que têm desempenhado, sublinhando que as tropas portuguesas são chamadas a actuar em teatros de operações "bastante complexos".
"Os portugueses têm razões para poder confiar plenamente nas suas Forças Armadas", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), órgão do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas, em Oeiras.
Transmitindo a "grande confiança" que tem nas Forças Armadas portuguesas, Cavaco Silva congratulou-se "pelo profissionalismo que têm demonstrado nas missões que têm desempenhado" e pelo prestígio que têm conferido ao país através das acções que desempenham.
O Presidente da República, que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas, notou que as tropas portuguesas são hoje chamadas a actuar em "teatros de operações bastante complexos, que exigem "um treino muito apurado" e uma capacidade de comando e controlo, que agora pode ser realizada de forma mais eficaz no Comando Conjunto para as Operações Militares.
Sublinhando que o Comando Conjunto para as Operações Militares resulta do aumento das competências do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, conforme diploma aprovado recentemente, Cavaco Silva considerou tratar-se de "um órgão da maior importância para que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas exerça as suas funções de comando operacional e também para melhorar as condições em que actuam as forças portuguesas destacadas em diferentes teatros de operações".
"Tive ocasião de testemunhar o profissionalismo e a competência dos militares que trabalham aqui neste comando conjunto para as operações militares", acrescentou, congratulando-se pela "boa utilização" que agora é dada às instalações anteriormente ocupadas pela NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN na sigla em inglês.
Edições do Dia
Boas leituras!