Secções
Entrar

Português desaparecido em Toronto desde sexta-feira

02 de agosto de 2017 às 09:27

Domingos Martins, de 83 anos, é natural de Boticas e sofre de Alzheimer

Cerca de uma centena de pessoas participa numa operação de busca de um cidadão português, de 83 anos, desaparecido desde sexta-feira em Toronto, afirmou à Lusa fonte familiar. Domingos Martins, natural de Boticas, no distrito de Vila Real, vive há dois anos em Toronto e desapareceu na sexta-feira, pelas 17h30 locais, perto da Jane Street e da autoestrada 401, no norte da cidade. 



"Foi dar o seu habitual passeio perto do Parque da Escola de Elmo e nunca mais foi visto. Padece de Alzheimer, tem dificuldades em caminhar, está sob medicação e fala apenas português", afirmou Jack da Silva, genro do desaparecido. No parque está localizado um posto móvel da polícia de Toronto, que está a coordenar as buscas, com a ajuda de outras esquadras daquela área, além de unidades cinotécnicas, de polícia a cavalo e marinha.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: d3sign

"Os vizinhos, amigos da família e outras pessoas voluntárias quando souberam do anúncio público da polícia [divulgado nas televisões] decidiram ajudar nas buscas. São entre 60 a 100 pessoas", acrescentou.

A família de Domingos Martins anunciou terça-feira que oferece uma recompensa de cinco mil dólares canadianos (3.382 euros) a quem facultar alguma informação que leve ao paradeiro do desaparecido.

Entretanto algumas gravações de sistemas de vídeo vigilância localizadas em propriedades privadas e estabelecimentos comerciais, captaram Domingos Martins em "cinco lugares diferentes", indicando que caminhava no sentido nordeste de Toronto. "Na altura em que foi visto pela última vez (Domingos Martins) vestia uma camisa verde com o nome 'Martins' estampado, uns calções azuis e tinha umas sandálias azuis", divulgou a polícia de Toronto na sua página na Internet.

O desaparecimento do cidadão português tem gerado uma grande onda de solidariedade não só da comunidade portuguesa, com o tema a ser acompanhado diariamente pela comunicação social canadiana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela