Secções
Entrar

Movimento SNS in Black lamenta ter de apagar fogos e gerir crises diárias

03 de julho de 2019 às 19:06

Vários profissionais de saúde, incluindo Filipe Froes, estiveram concentrados em protesto junto ao Ministério da Saúde. Coincidiu com o segundo dia de greve nacional de médicos.

O MovimentoSNSin Black afirma que se trabalha atualmente no setor público da saúde a gerir crises diárias, a apagar fogos e a redescobrir a roda.

O cenário foi hoje traçado pelo médico Filipe Froes, um dos fundadores do movimento, que participou na concentração de profissionais junto ao Ministério da Saúde, que coincidiu com o segundo dia de greve nacional de médicos.

"Trabalha-se no SNS a gerir uma crise diária. Sem planeamento, sem capacidades técnicas e humanas. Sinto-me muitas vezes a gerir crises diárias, a apagar fogos e a redescobrir a roda diariamente", declarou Filipe Froes aos jornalistas.

O médico admite que "a degradação no SNS não é de agora", sendo antes um processo continuado durante uma década.

Filipe Froes encara a intervenção cívica e de luta dos profissionais como uma necessidade face à continuada degradação e, sobretudo, para contrariar um "discurso oficial que não tem correspondência com a realidade".

A realidade, disse, é de "grande degradação", onde não se sente nem vê o acréscimo de cerca de 11 mil profissionais que o Governo tem sublinhado.

"Quem são, onde estão e o que fazem?", questionou o médico, criticando a "falta de transparência das estatísticas oficiais".

Para Filipe Froes, o "défice total de transparência mina a confiança dos profissionais do SNS".

Na concentração de médicos junto ao Ministério da Saúde estiveram hoje à tarde algumas dezenas de médicos, numa manifestação de protesto promovida pela Federação Nacional dos Médicos, que convocou o segundo dia de greve dos clínicos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela