Secções
Entrar

Migrações: António Vitorino passa à quarta ronda

29 de junho de 2018 às 13:40

O candidato português a director-geral da Organização Internacional das Migrações já passou as primeiras três rondas da votação. Candidato dos EUA foi eliminado.

O candidato português a director-geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino, já passou as primeiras três rondas da votação desta sexta-feira e disputa a quarta ronda, da qual foi excluído o candidato norte-americano.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

O controverso candidato Ken Isaacs, escolhido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, foi eliminado, o que acontece pela primeira vez em décadas a um candidato dos EUA.

Na terceira ronda, Ken Isaacs, escolhido por Washington apesar das suas declarações polémicas sobre os muçulmanos, foi o menos votado dos três candidatos, com 22 votos, pelo que não pode participar na quarta volta, como prevêem as regras da organização.

Na quarta volta participam António Vitorino e a costa-riquenha Laura Thompson, a actual vice-directora-geral da organização.

Na terceira ronda, António Vitorino obteve 68 votos e Laura Thompson 52.

Os 169 Estados-membros da Organização Internacional das Migrações (OIM) elegem hoje o novo director-geral do organismo que desde 2016 integra a estrutura multilateral da ONU.

A candidatura de Vitorino à liderança desta organização fundada no início da década de 1950 foi formalizada pelo Governo português em Dezembro do ano passado.

A OIM foi integrada na estrutura multilateral da ONU a 25 de Julho de 2016. Antes, a organização tinha recebido, em 1992, o estatuto de observador permanente na Assembleia-Geral da ONU e firmado um acordo de cooperação (1996).

A par dos 169 Estados-membros, a OIM conta com oito países que detêm estatuto de observadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela