Secções
Entrar

Mau tempo: Estrada marginal reaberta ao trânsito

02 de março de 2018 às 07:39

A marginal que liga Cascais a Lisboa foi reaberta esta madrugada, mas a noite foi agitada com a Protecção Civil a receber mais de mil pedidos de ajuda. Em Faro, duas casas ficaram inundadas.

A marginal que liga Cascais a Lisboa foi reaberta esta madrugada, às 06h10, após ter sido encerrada entre Paço de Arcos e o Alto da Boa Viagem devido à agitação marítima, disse fonte da Câmara de Oeiras.

1 de 3
Foto: Pedro Catarino/Cofina Media
Foto: Vítor Mota/Cofina Media
Foto: CMTV

A marginal tinha sido encerrada à 01h10 de hoje entre Paço de Arcos e o Alto da Boa Viagem, inicialmente no sentido Cascais-Lisboa, dado que as ondas chegavam à estrada.

"A marginal foi fechada à 01h10, no mesmo local que na quinta-feira", devido à agitação marítima, disse àquela hora a fonte da autarquia.

A estrada foi cortada porque a situação tornou-se "muito agreste" com a aproximação da preia-mar, esperada às 03h00, de acordo com as autoridades.

Na quinta-feira, esta estrada já tinha sido cortada no mesmo local durante a tarde, até cerca das 18h15, no sentido Cascais-Lisboa.

Mais de mil ocorrências
A Protecção Civil registou entre as 18h00 de terça-feira e as 20h00 de quinta-feira 1.157 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal continental, com a agitação marítima a ser uma preocupação para as próximas horas.

"A situação ao longo da noite foi mais tranquila do que durante a tarde, com uma diminuição das ocorrências. Até às 20:00 de quinta-feira foram registadas 1157 ocorrências, cujas principais foram quedas de árvores, limpezas de vias devido à queda de neve, quedas de estruturas e inundações, incluindo alguns galgamentos costeiros", disse fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Segundo a ANPC, Lisboa foi o distrito com mais ocorrências, registando 179, enquanto Viseu teve 167 ocorrências e Faro 132.

"Até ao momento temos um ferido, uma mulher de 37 anos, em Beja, que foi atingida na queda de uma tenda devido ao vento forte e foi transportada para o hospital em estado grave", explicou.

A ANPC vai continuar em alerta até às 20h00 de hoje, com a agitação marítima a ser uma das principais preocupações para as próximas horas.

"A agitação marítima mantém-se, com a intensidade e energia das ondas a ser elevada. São esperadas ondas que podem ir até aos cinco ou seis metros e provocar danos ou cortes de vias", explicou.

Segundo a mesma fonte, a ANPC está a acompanhar a situação com "especial atenção".

"Estamos no terreno, a monitorizar a situação e a vigiar. A preia-mar vai ocorrer entre as 02h30 e as 03h30 e as zonas de Almada, Cascais e Oeiras são as que podem trazer mais problemas", explicou.

Casas inundadas em Faro
A situação no distrito de Faro por causa do mau tempo acalmou durante a noite, com o Comando Distrital de Operações e Socorro a registar apenas duas inundações em casas e uma limpeza de via, por causa dos ventos.

Segundo o CDOS de Faro, as inundações foram registadas em habitações de Portimão e de Faro.

As autoridades interditaram na quinta-feira, por precaução, o acesso a zonas próximas do mar no Algarve, como a marginal de Quarteira, no concelho de Loulé, e a Praia de Faro.

O acesso à Praia de Faro foi interditado ao final da manhã de quinta-feira, devido à previsão de galgamentos, assim como o acesso à marginal de Quarteira, medidas de precaução para fazer face à aproximação da hora da preia-mar (ponto máximo da maré), que se registou pelas 14h25.

Na tarde de quarta-feira, a zona da doca de Faro foi atingida por um pequeno tornado que destruiu uma esplanada, virou 12 barcos - a sua maioria na zona exterior da doca, na Ria Formosa, - causando também danos em dez viaturas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela