Secções
Entrar

Madeira encerra centros de dia e proíbe circulação de profissionais entre lares

15 de dezembro de 2020 às 21:36

Governo regional adianta que cadeias de transmissão local continuam sob controlo, mas é expectável um aumento de casos no período festivo. Regras vão entrar em vigor a partir de sexta-feira.

Os centros de dia na Madeira vão encerrar a partir de sexta-feira e será proibida a circulação de profissionais entre os lares de terceira idade, indicou hoje o presidente do Governo Regional.

"Vamos tomar amanhã uma medida no sentido de voltarmos ao que no início da pandemia estava estabelecido, que é a não circulação do pessoal profissional entre os lares e vamos encerrar na sexta-feira os centros de dia", afirmou Miguel Albuquerque.

O governante, que falava à margem de uma visita ao Mercado de Natal na Placa Central, no centro do Funchal, disse que as cadeias de transmissão local continuam sob controlo, mas sublinhou ser expectável o aumento do número de infetados durante o período festivo.

Albuquerque indicou também que era "previsível" o aparecimento de casos positivos em hospitais e lares de terceira idade e, por isso, o executivo avançou com restrições, como a que entra em vigor na sexta-feira.

"Não podemos correr riscos", disse, reforçando que "a população mais idosa é a mais vulnerável".

Apesar do encerramento dos centros de dia e da não circulação de pessoal profissional entre os lares, as visitas de familiares vão manter-se "com todas as precauções".

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira regista 293 casos ativos de covid-19 e contabiliza seis óbitos associados à doença, com idades entre os 80 e os 97 anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela