Secções
Entrar

Liga de Protecção Civil preocupada com bombeiros de Vila do Conde

05 de fevereiro de 2018 às 07:13

Cerca de 50 bombeiros vila condenses pediram para passar ao quadro de reserva.

A Liga Portuguesa de Protecção Civil manifestou "preocupação" pela situação no corpo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, onde cerca de 50 bombeiros pediram para passar ao quadro de reserva, em conflito com a direcção.

"No entender da Liga Portuguesa de Protecção Civil esta é, de facto, uma situação que deve levantar preocupação, tendo em conta que a maioria do socorro em Portugal está assente em corpos de bombeiros de base voluntária", lê-se num comunicado.

No documento assinado pelo secretário-geral João Correia Martins, a Liga de Protecção Civil "apela a todos os envolvidos (dirigentes, quadro de comando, quadro activo) que procurem, em conjunto, soluções para as causas que criaram esta divisão".

Para a organização, "só este compromisso para encontrar soluções para as causas da divisão entre os envolvidos, poderá ser a verdadeira solução para uma questão que afecta não só os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, enquanto instituição, mas também a população que depende desse corpo de bombeiros para garantir a sua segurança".

A Liga Portuguesa de Protecção Civil reconhece "a legitimidade de solicitação de passagem ao quadro de reserva" que deve ser utilizado "apenas para os efeitos dispostos na lei" e sublinha que todos os bombeiros "estão legalmente sujeitos a um conjunto de deveres e direitos com o objectivo de garantir de forma permanente o socorro a pessoas e bens".

Para a organização, "a única solução para as causas do desentendimento" no corpo de bombeiros de Vila do Conde "só pode ser encontrada com disponibilidade das partes para o diálogo".

Em causa, tal como avançou a Lusa, estão mais de 50 voluntários dos Bombeiros de Vila do Conde que pediram a passagem ao quadro de reserva devido a um alegado "clima de hostilidade" promovido pela direcção.

A Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Protecção Civil Fénix, defendeu, por sua vez, que a solução para travar a saída em bloco dos bombeiros dos Voluntários de Vila do Conde é "a direcção apresentar de imediato a sua demissão", segundo disse à Lusa o presidente Carlos Silva.

A Lusa tentou sem sucesso contactar por telefone a presidente dos Voluntários de Vila do Conde, Emília Furtado. Enviou também um 'email' a pedir esclarecimentos, mas não obteve ainda resposta.

Contactado pela Lusa, o comandante da corporação, Joaquim Moreira, afirmou estar "preocupado com a situação" e que o número de bombeiros voluntários que já fez o pedido "ultrapassa já os 60".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela