Secções
Entrar

Leslie continua a deixar 70 mil pessoas sem energia eléctrica

15 de outubro de 2018 às 14:34

A EDP refere que a passagem da tempestade continua a fazer estragos, mantendo-se o distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal, como as zonas mais afectadas.

Cerca de 70 mil consumidores da região Centro continuavam ao fim da manhã desta segunda-feira sem energia eléctrica devido à passagem da tempestade Leslie, anunciou esta segunda-feira a EDP Distribuição, que reforçou o número de operacionais no terreno.

"Neste momento, o número de consumidores sem energia tem vindo a reduzir, situando-se ao final da manhã nos 70 mil, mantendo-se o distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal (Leiria), como as zonas mais afectadas, havendo uma situação no município da Mealhada (Coimbra) que merece atenção", afirmou a empresa.

A EDP refere ainda que tem cerca de 750 operacionais em actividade, mais 250 do que no domingo à noite, e que "foram instalados 70 geradores de emergência e duas centrais móveis de geração para garantir o fornecimento de energia a consumos prioritários", como lares e escolas.

"Neste contexto, em articulação com a Autoridade Nacional da Protecção Civil, foi solicitado apoio do Exército português para a instalação dos geradores", informou.

Para a empresa, a reposição de energia tem "evoluído positivamente, apesar de não ser com a velocidade desejada", justificando o atraso com os "avultados" danos na rede de distribuição, que exigem trabalhos de "reconstrução".

Segundo a EDP, ainda há uma centena de linhas de Alta e Média Tensão "inoperacionais, com postes danificados, em particular nas localidades abastecidas pelas subestações de Louriçal (Leiria) e Soure", no distrito de Coimbra.

Afirmando que está "fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia", a EDP Distribuição mantém o estado de emergência para o distrito de Coimbra.

Mais de 100 mil consumidores estavam sem energia eléctrica na tarde de domingo.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Protecção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afectado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela