Jorge Sampaio desmente Durão Barroso
O antigo Presidente da República falou de memória selectiva em relação ao que Durão Barroso recorda da Cimeira das Lages
Jorge Sampaio escreveu hoje um artigo de opinião no jornal Público - intitulado "Iraque, evocações presidenciais" – em que começa por referir que "costuma dizer-se que a memória é selectiva e que os relatos históricos são reconstruções narrativas", para depois sublinhar que "as chamadas fontes em história permitem colmatar lacunas e reconstituir factos passados".
Este artigo de opinião de Jorge Sampaio, que foi Presidente da República (PR) de 1996 a 2006, surge no dia em que a SIC e o Expresso divulgaram uma entrevista ao ex-primeiro-ministro Durão Barroso, em que este adianta que consultou o então Chefe de Estado, tendo este concordado com a realização da Cimeira das Lajes, que esteve na origem da invasão do Iraque.
Edições do Dia
Boas leituras!