Secções
Entrar

Incêndios: Dez concelhos de Faro e Bragança em risco muito elevado

06 de setembro de 2018 às 07:32

O IPMA colocou ainda 18 concelhos de Vila Real, Viseu, Leiria, Coimbra, Portalegre, Beja e Faro em risco elevado de incêndio.

Dez concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam esta quinta-feira um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

1 de 3
Foto: D.R.
Vila Nova de Gaia, Sapadores Bombeiros, Bombeiros Voluntários de Coimbrões, questões sociais, acidentes e desastres, incêndios

Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim (Faro) e Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou ainda 18 concelhos de Vila Real, Viseu, Leiria, Coimbra, Portalegre, Beja e Faro em risco elevado de incêndio. O resto do continente está com risco moderado e reduzido.

Na ilha da Madeira, os concelhos de Machico, Santa Cruz e Funchal apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

A ilha do Porto Santo está com risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do interior Norte e Centro durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral durante a tarde, e sendo moderado a forte de nordeste nas terras altas da região Norte até final da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Norte.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e no interior do Alentejo até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste até ao início da manhã.

O IPMA prevê ainda vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

AS temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus celsius (na Guarda) e os 17 (em Lisboa e em Faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda) e os 30 (em Santarém).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela