Secções
Entrar

Greve da Air France cancela voo em Portugal

07 de abril de 2018 às 13:53

A greve dos trabalhadores da transportadora aérea levou ao cancelamento de 30% dos voos previstos.

A greve dos trabalhadores da transportadora aérea Air France para reivindicar aumentos salariais levou hoje ao cancelamento de 30% dos voos previstos, um dos quais em Portugal, informou este sábado a empresa.

1 de 3
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

Fonte oficial da Air France em Portugal disse à agência Lusa que "se mantém" o que a empresa estimou na sexta-feira, isto é, que a paralisação vai cancelar a ligação Paris-Lisboa-Paris, a penúltima da transportadora aérea a partir da capital portuguesa no sábado, efectuando-se as restantes duas.

A mesma fonte acrescentou que os passageiros puderam ser recolocados noutras ligações ou escolher uma alternativa, como aconteceu na terça-feira, dia no qual, também devido a paralisação, foram cancelados dois voos da Air France em Portugal.

De acordo com a agência noticiosa AP, a greve está a afectar voos internacionais e nacionais (dentro de França), desde logo um quarto dos que estavam previstos nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris.

A Air France aconselha os passageiros a verificar o estado dos voos e assegura alternativas.

Em comunicado divulgado na sexta-feira, e em termos gerais, a Air France estimou assegurar 70% dos seus voos no sábado, no âmbito da greve dos pilotos, tripulantes de cabine e pessoal de terra.

Nos quatro dias anteriores de paralisação, a companhia informou que iria manter 75 a 76% dos seus voos gerais.

A transportadora prevê manter no sábado 75% dos voos de longo curso, 65% dos de médio curso com partida ou chegada do aeroporto Charles de Gaulle (Paris) e 70% dos voos de curta distância em Orly e na região.

A Air France estima que a taxa de grevistas entre os pilotos seja de 34%, entre os tripulantes de cabine 26,2% e entre o pessoal de terra 18,7%.

Convocada por 11 sindicatos de todas as profissões, este é o quinto dia de greve desde Fevereiro para reivindicar um aumento salarial de 6%.

Depois de hoje, estão marcados outros seis dias de greve.

Estas paralisações custam à empresa milhões de euros por dia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela