Secções
Entrar

Fuga ao inferno. A SÁBADO acompanhou a chegada de 48 refugiados da Ucrânia

Sandra Felgueiras 17 de março de 2022 às 14:47

Paróquia do Campo Grande trouxe refugiados a partir de Varsóvia. Entre eles estão 20 crianças. Veja a investigação CM/SÁBADO esta quinta-feira à noite na CMTV.

Quarenta e oito ucranianos, entre eles 20 crianças, chegaram a Portugal trazidos pela paróquia do Campo Grande a partir de Varsóvia, capital da Polónia. Muitos andaram em viagem 20 dias. Saíram do seu país logo após o anúncio da invasão à Ucrânia feito pelo presidente da Rússia.

Foram todos colocados em casas de familiares e apartamentos de voluntários que se ofereceram para ajudar. Em Olhão, Coimbra e Lisboa.

Acompanhamos as histórias de cada família. Para trás deixaram os filhos maiores e pais, mas também há histórias de reencontro. Um pai a viver em Portugal reencontrou-se com filha que fugiu sozinha de Chernobyl apenas com uma mochila na mão.

Nenhum dos que agora chegam acredita num plano de paz a curto prazo. E todos choram sobretudo quando sentem o calor humano de quem os recebe e oferece tudo sem os conhecer.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela