Secções
Entrar

Fogo da Sertã lavra em zona de mato sem ameaçar habitações

26 de julho de 2017 às 19:09

"A situação já esteve mais calma do que o que está neste momento", diz autarca


O vice-presidente da Câmara da Sertã, Rogério Fernandes, disse hoje à Lusa que o fogo que lavra no concelho desde a tarde de domingo se encontra numa zona "mais de mato do que propriamente de pinhal", sem ameaçar habitações.

1 de 6
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"A situação já esteve mais calma do que o que está neste momento, mas estamos aqui com as máquinas de rasto", declarou o autarca Rogério Fernandes, perto das 18:30, indicando que o fogo tem duas frentes, localizadas no lugar de Cortes, na freguesia de Marmeleiro.

De acordo com o vice-presidente da Câmara da Sertã, não há habitações ameaçadas, pelo que não existem aldeias evacuadas nesta tarde.

Apesar de o incêndio na Sertã não estar junto de habitações, o autarca indicou que a povoação de Naves, na freguesia de Marmeleiro, "está a 500 metros" do fogo, perspectivando que os bombeiros vão conseguir controlar a situação.

"Vamos ver se conseguimos dominar com as máquinas e então fazer o rescaldo, mas o vento não está a ajudar muito nesse sentido", afirmou Rogério Fernandes.

Sem prever quando é que o fogo será dominado, o governante frisou que "é tudo uma incógnita": "O vento sopra com grande intensidade e nunca sabemos o que é que pode acontecer".

Questionado sobre se os meios de combate ao incêndio têm sido suficientes, o autarca considerou que sim.

O incêndio deflagrou na tarde de domingo no concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco) e alastrou a Proença-a-Nova, bem como ao concelho de Mação (distrito de Santarém).

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 18:50 estavam no terreno a combater o fogo 1.160 operacionais, apoiados por 360 meios terrestres e 10 meios aéreos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela