Secções
Entrar

Ex-dirigente da ETA reconhece que tentou transferir armas para Portugal

09 de setembro de 2019 às 14:29

Viatura com armas da ETA que se destinava a base em Óbidos acabou por ser intercetada pela Guarda Civil.

O ex-chefe militar daETAMikel Kabikoitz Carrera Sarobe reconheceu hoje em tribunal que coordenou a transferência em 2010, numa furgoneta, de armas e explosivos da França para a base da organização terrorista basca em Óbidos, Portugal.

A viatura acabou por ser intercetada pela Guarda Civil (correspondente à GNR) em 09 de janeiro de 2010 em Samora, uma cidade espanhola a 55 quilómetros de Miranda do Douro, tendo o etarra conhecido como 'Ata' sido detido alguns meses depois, em maio do mesmo ano, num apartamento em Bayona (França).

Segundo a agência Efe, no julgamento, que começou hoje na Audiência Nacional, um tribunal espanhol especial que trata de crimes contra o Estado, 'Ata' confessou a sua participação na transferência das armas e outros artefactos para o fabrico de engenhos explosivos para a base logística da organização no Casal da Aravela, em Óbidos, distrito de Leiria.

O ex-dirigente da ETA já foi condenado a duas penas de prisão perpétua em França, a última delas pela morte, em março de 2010, de um polícia francês, considerado a última vítima da organização terrorista basca.

As autoridades francesas concordaram com a sua transferência temporária a Espanha para comparecer no julgamento.

Na sessão de hoje, o procurador, nas suas conclusões provisórias, pede a condenação do réu a 13 anos de prisão pelo crime de armazenamento e transporte de armas, munições e substâncias explosivas e inflamáveis e outro de falsificação de documentos para fins terroristas.

A ETA foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra.

A organização terrorista renunciou à violência em 2011 e entregou em 2017 aquilo que assegurou serem as suas últimas armas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela