Secções
Entrar

Covid-19: Quarentena obrigatória para quem chega à Madeira já está em vigor

23 de março de 2020 às 07:16

Os passageiros serão encaminhados para uma unidade hoteleira requisitada pelo Governo regional, com exceção dos doentes em tratamento e devidamente autorizados pelas autoridades de saúde.

Todos os passageiros desembarcados nos aeroportos do arquipélago daMadeiraa partir das 00:00 de hoje, residentes e não residentes, são obrigados a cumprir um período de quarentena, informou o presidente do Governo regional.

Miguel Albuquerque disse que os passageiros serão encaminhados para uma unidade hoteleira requisitada pelo Governo regional, com exceção dos doentes em tratamento e devidamente autorizados pelas autoridades de saúde.

O chefe do executivo regional sublinhou que a medida faz parte do plano de contenção da pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

"Esta é uma determinação com conhecimento e anuência do senhor Presidente da República, que visa a imprescindível contenção da cadeia de transmissão da doença na Região Autónoma da Madeira", afirmou Albuquerque, no domingo, em videoconferência, na qual apresentou um pacote de apoios às famílias e empresas do arquipélago.

Na ilha da Madeira, os passageiros serão encaminhados para o complexo turístico Quinta do Lorde, localizado na freguesia do Caniçal, zona leste, onde já se encontram dois madeirenses, ao passo que no Porto Santo terão de cumprir a quarentena no Hotel Praia Dourada.

"Estamos ainda numa fase inicial desta pandemia e todos os madeirenses e porto-santenses devem cumprir o isolamento social determinado pelas autoridades regionais", declarou Miguel Albuquerque, realçando: "É esta a única forma de protegermos a nossa saúde, a nossa vida, os nossos pais, os nossos avós e os nossos filhos".

O chefe do executivo regional, de coligação PSD/CDP-PP, condenou "veementemente" qualquer tentativa de mau trato aos turistas, num momento em que a maioria dos hotéis da região já encerrou.

"Essas são atitudes pontuais que derivam, muitas vezes, da exasperação, do medo de muita gente", disse o governante, referindo-se a turistas que alegadamente foram perturbados por madeirenses nos últimos dias.

E reforçou: "Os turistas estão a sair [da região] não por uma questão de xenofobia, mas apenas por uma questão de nós conseguirmos controlar a pandemia".

O Instituto de Administração da Saúde da Região Autónoma da Madeira atualizou no domingo para nove o número de casos confirmados de covid-19 no arquipélago, mais um do que no sábado, indicando que os doentes se encontram estáveis.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela