Secções
Entrar

Covid-19: Moncorvo com regras de circulação pedonal

01 de maio de 2020 às 17:16

"Colocámos setas indicadoras pintadas a verde e a vermelho assim como placas de fila única", explicou o município do distrato de Bragança, em comunicado.

O município de Torre de Moncorvo implementou regras para a circulação pedonal em algumas as principais artérias da sede de concelho, com colocação de marcas que estabelecem o sentido da circulação ou distanciamento, indicou hoje aquela autarquia.

"Colocámos setas indicadoras pintadas a verde e a vermelho, linhas de espera junto dos estabelecimentos comerciais de acordo com o devido distanciamento, assim como placas de fila única", concretizou aquele município do distrato de Bragança, em comunicado.

O município de Torre de Moncorvo aconselha os cidadãos a circularem sempre no passeio do lado esquerdo, atento o sentido da marcha, deixando livre a zona mais à esquerda, para zonas de espera dos estabelecimentos de comércio e serviços para evitara propagação do novo coronavírus.

As pessoas, ao aproximarem-se aos estabelecimentos de comércio e serviços, "devem encostar mais à esquerda e esperar a sua vez para entrar", para aceder aqueles espaços "e sempre no lado oposto do sentido da marcha".

"Os cidadãos deverão atravessar a via na passadeira, depois de passar o estabelecimento onde pretendem ir e, ao aproximar-se do estabelecimento, os cidadãos devem encostar mais à esquerda e esperar a sua vez para entrar", indica a mesma nota.

Para manter a população informada, a autarquia criou um folheto com todas as indicações que está a ser distribuído pela população em função das regras, para evitar a infeção pela covid-19.

No entanto, a câmara de Torre de Moncorvo apela a todos os munícipes para cumprirem as normas implementadas no âmbito da circulação pedonal, no que diz respeito ao sentido das setas e a distância marcada no chão através de fila única.

"Os cidadãos devem ainda continuar a cumprir as orientações das autoridades de saúde, sobretudo, no que respeita ao distanciamento social", enfatiza o município trasmontano

A iniciativa surge devido à possibilidade de reativação gradual, faseada, alternada e diferenciada de serviços, empresas e estabelecimentos, caminhando-se para o regresso progressivo dos moncorvenses à normalidade das suas vidas.

Portugal regista 1.007 mortos associados à covid-19, mais 18 do que na quinta-feira, e 25.351 infetados (mais 306), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela