Secções
Entrar

Cinco urgências de obstetrícia/ginecologia e três de pediatria encerradas este domingo

Lusa 25 de agosto de 2024 às 13:22

Segundo a informação publicada no portal do SNS, cinco hospitais têm urgências encerradas em Portugal continental, com o de Santo André, em Leiria.

Cinco urgências de obstetrícia/ginecologia e três de pediatria estão este domingo encerradas, segundo informação publicada às 08h00 na página do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo a informação publicada no portal do SNS, cinco hospitais têm urgências encerradas em Portugal continental, com o de Santo André, em Leiria, a ser o único do país que têm dois serviços encerrados (Pediátrica e Obstetrícia e Ginecologia).

Permanecem também encerradas as Urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, do Hospital de Vila Franca de Xira e de Portimão. A estes serviços acresce o encerramento das urgências do Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes.

As urgências de pediatria nos hospitais de Chaves e de Loures (Beatriz Ângelo) permanecem ainda encerradas.

Apesar de não existirem mais encerramentos, verificam-se vários condicionamentos, com cinco unidades classificadas como referenciadas, serviços reservados às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) tem referenciada a urgência de pediatria (00h/08h00 e 20h00/24h00) e o Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) tem a sua Urgência de Obstetrícia e Ginecologia referenciada entre as 00h00/09h00 e 21h00/24h00.

Na região centro, a Pediatria do Serviço de Atendimento de Pediatria de Viseu está também referenciada entre as 09h15 e 23h00 deste domingo.

Já os serviços de Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (Lisboa) e de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) estão referenciados todo o dia apenas para receber casos indicados pelo INEM.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apela à população para "ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia".

Cofina Media
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela