Chuva e frio no início da Primavera
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da Primavera acontece às 10h29 desta segunda-feira. Mas o bom tempo não começa já
A chuva e a descida da temperatura vão marcar o início do Equinócio da primavera, prevendo-se a partir de terça-feira também queda de neve acima dos 1.600 metros, disse o meteorologista Ricardo Tavares. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da Primavera começa às 10h29 desta segunda-feira.
"Neste início de semana vamos ter uma descida das temperaturas máxima e mínima. Hoje ainda vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo em todo o território (...) mas, amanhã [terça-feira] já vamos ter um dia muito diferente", disse o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira prevê-se precipitação em geral fraca nas regiões do Norte e Centro e depois estendendo-se gradualmente às restantes regiões e vento de noroeste a soprar fraco a moderado, temporariamente moderado a forte nas terras altas.
"De referir que na terça-feira está prevista queda de neve acima dos 1.600 metros logo no início do dia e gradualmente a quota vai descendo até aos mil metros", adiantou.
O meteorologista do IPMA destacou também que até quarta-feira está prevista uma descida acentuada das temperaturas.
"Estamos a falar de uma descida para hoje nalguns locais entre os 03 e os 06 graus da temperatura máxima. Amanhã [terça-feira] uma descida entre os 3 e os 6 e na quarta da mínima e máxima entre os 2 e os 4 graus. A descida vai ser ao longo dos três dias e o valor da descida não é igual em todas as regiões do território", disse.
Segundo Ricardo Tavares, está previsto para Lisboa na quinta-feira 6 graus de temperatura mínima e 12 de máxima. "A partir do final da semana a tendência é para as temperaturas começarem a subir, mas vão manter-se baixas ao longo dos próximos dias. Vamos ter um início de primavera molhado e frio", disse.
Segundo informação disponível na página do Observatório Astronómico de Lisboa, em 2017, o Equinócio da Primavera acontece às 10h29.
"Este instante marca o início da primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 05h24", é referido.
Edições do Dia
Boas leituras!