Secções
Entrar

Cerca de 56% de Portugal continental em situação de seca severa

06 de fevereiro de 2018 às 07:50

O Boletim Climatológico indica também que o mês de Janeiro em Portugal continental foi seco e quente, tendo-se verificado um valor médio da temperatura máxima (13,79 ºC) superior ao normal.

O mês de Janeiro em Portugal continental foi seco e quente, com precipitação abaixo do normal, encontrando-se cerca de 56% do território em situação de seca severa, uma melhoria face ao mês de Dezembro.

1 de 4
Foto: Nuno André Ferreira

De acordo com um resumo do boletim climatológico do IPMA disponível esta segunda-feira, no final de Janeiro cerca de 55,6% estava em seca severa, 39,9% em seca moderada e 4,5% em seca fraca.

No final de Janeiro, ao contrário de Dezembro (6,4%) não havia nenhuma região do continente em situação de seca extrema.

Segundo o IPMA, no final de Dezembro, 58,3% do território encontrava-se em situação de seca severa, 29,1% em seca moderada, 6,4% em seca extrema, 5,6% em seca fraca e 0,6% em situação normal para a época.

O Boletim Climatológico indica também que o mês de Janeiro em Portugal continental foi seco e quente, tendo-se verificado um valor médio da temperatura máxima (13,79 graus Celsius) superior ao normal.

O IPMA refere que o valor médio da temperatura mínima do ar (4,30º) foi inferior ao normal. "Durante o mês de Janeiro, os valores de temperatura média do ar apresentaram uma grande variabilidade, sendo de realçar os da temperatura mínima registados nos dias 3 e 4 de Janeiro, muito superiores ao normal e no dia 15 muito inferiores ao normal", é referido.

O IPMA destaca também que os valores da temperatura máxima estiveram acima do normal entre os dias 28 e 31 de Janeiro.

Quanto à precipitação, o IPMA revela que o mês de Janeiro classificou-se como seco, com um valor médio em Portugal continental (76,5 milímetros) que corresponde a 65% do valor normal. "Nos últimos 15 anos, apenas em cinco anos o valor médio da quantidade de precipitação em Janeiro foi superior ao valor normal (1971-2000)", indicou o IPMA, acrescentando que janeiro é o 10.º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela