Secções
Entrar

Cerca de 50 concelhos de 12 distritos do continente em risco máximo

22 de agosto de 2018 às 10:42

Em risco estão concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Bragança e Guarda.

Cerca de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

1 de 4
Incêndios em Seia
GIPS combate incêndios
Foto: NUNO FOX / PORTUGAL
Incêndios Silves
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES
Incêndios Silves
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES

Em risco máximo de incêndio estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Bragança e Guarda.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio mais de uma centena de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil informou que vai manter, pelo menos até ao final do dia de hoje, o alerta vermelho em sete distritos do país e alertou para a intensidade do vento que se vai fazer sentir.

O Adjunto Nacional de Operações Sérgio Gomes manifestou-se preocupado com a "intensificação do vento" prevista para o dia de hoje.

Sérgio Gomes ressalvou a necessidade de manter o estado de alerta especial vermelho em sete distritos do país (Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), pelo menos até às 23h49 de hoje, não excluindo a possibilidade de o vir a prolongar ou a alargar a outros distritos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental até ao início da tarde, persistindo em alguns locais a norte do Cabo Raso ao longo do dia.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste a partir da tarde e sendo moderado de nordeste nas terras altas da região Norte até ao início da manhã e descida da temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus celsius (no Porto) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 23 (no Porto) e os 38 (em Santarém).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela