Cavaco Silva recebe Chefe de Estado Moçambicano
Filipe Nyusi tem ainda encontros marcados com Pedro Passos Coelho e Assunção Esteves
O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, inicia esta quinta-feira uma visita de Estado a Portugal, a convite do seu homólogo português Aníbal Cavaco Silva.
O programa oficial da visita começa com a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, após o que o chefe de Estado moçambicano, acompanhado da mulher, é recebido no Palácio de Belém, seguindo-se uma reunião de trabalho entre os dois presidentes.
Esta visita é a primeira que o chefe de Estado moçambicano, empossado a 15 de Janeiro, realiza fora do continente africano.
Ainda hoje, Filipe Nyusi tem encontros marcados com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Após uma cerimónia de entrega das Chaves da Cidade de Lisboa pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, o programa termina com um jantar de Estado.
O presidente de Moçambique, que integra na comitiva membros do governo moçambicano, deputados e empresários, tem um Fórum de Negócios previsto no programa de sexta-feira.
Programada está ainda uma visita à exposição "1975-2015 – Retrospectiva 40 anos da Independência de Moçambique – Artistas Moçambicanos em Portugal".
Quarta-feira, em Maputo, o primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, disse que a visita de Filipe Nyusi vai servir para atrair mais investimentos e reforçar os laços históricos existentes.
De acordo com dados do Centro de Promoção de Investimentos, em 2014 Portugal ocupava a 4.ª posição da lista dos dez maiores investidores externos em Moçambique, com cerca de 300 milhões de euros.
Edições do Dia
Boas leituras!