Babetes e canecas comemoram visita do Papa
Um jovem casal criou uma linha de produtos, intitulada Funny Fatima (Fátima Divertida), comemorativa da visita do papa Francisco e do Centenário Das Aparições e que inclui canecas, babetes infantis, t-shirts e outros artigos
Um jovem casal criou uma linha de produtos, intitulada Funny Fatima (Fátima divertida), comemorativa da visita do papa Francisco e do Centenário Das Aparições e que inclui canecas, babetes infantis, t-shirts e outros artigos.
Os desenhos, disponíveis igualmente em ímanes para por no frigorífico, uma fita de pulso, crachás diversos, uma régua, um bloco de notas ou um puzzle, mostram o papa Francisco a rir e a fazer um gesto de aprovação (com os dois polegares para cima) ou a "aparição" de Nossa Senhora, em cima de uma árvore, aos três pastorinhos e a sete ovelhas.
As crianças estão vestidas com motivos coloridos - uma das meninas de blusa e saia preta, a outra com um vestido vermelho às bolinhas brancas e o rapaz de barrete de campino com o verde e vermelho das cores nacionais - e protagonizam outro quadro, uma pausa para a merenda num prado, rodeados de ovelhas.
Há ainda um desenho intituladoMultidão - que recria o recinto do Santuário com a Virgem Maria ao centro rodeada de faces multi-étnicas - outro figurativo dos peregrinos, com uma figura caminhante de lenço amarrado à cabeça e colete reflector, acompanhado das inscrições "Eu Fui" e "Fátima - Portugal" e também produtos relacionados com as comemorações de 12 e 13 de Maio de 2017, sempre acompanhadas de motivos religiosos ligados à Cova da Iria.
"São imagens divertidas, relacionadas com a temática religiosa de Fátima, aplicadas em produtos dirigidos a todas as idades, que colocam um sorriso na cara de quem os conhece", disse à agência Lusa Ricardo Figueira, um dos promotores do projecto Funny Fatima.
Ricardo, 30 anos, técnico de actividades desportivas numa instituição particular de solidariedade social e a mulher Cátia, 33 anos, psicóloga, casados há seis meses, tiveram a ideia em Abril de 2016, durante um "passeio romântico" a Sintra.
"Na loja oficial do palácio da Pena encontrámos produtos relativos à temática 'Sintra', mas numa versão diferente e divertida. Pensámos que poderíamos levar o conceito para Fátima e logo ai começámos a trabalhar", explicou o jovem empresário.
Fizeram contactos, nomeadamente com o responsável pelodesigndos produtos e, ainda no ano passado, surgiram os primeiros artigos. No entanto, devido à "forte componente" divertida do projecto, o casal diz ter-se deparado com "uma grande resistência para entrar no mercado de Fátima, tradicionalmente conservador e dirigido às massas", assinala Ricardo Figueira.
Em 2017 decidiram apostar numaloja online e numa página na rede socialFacebook"e ofeedback tem sido muito positivo", argumenta.
Os promotores sublinham que, apesar da componente divertida, "nunca é descurado o respeito pela temática da religião".
Edições do Dia
Boas leituras!