Secções
Entrar

Operações para retirar navio encalhado no Bugio suspensas

07 de março de 2018 às 22:10

As operações para retirar o navio encalhado junto ao Bugio foram hoje suspensas, não tendo sido possível retirar o cargueiro.

As operações para retirar o navio encalhado junto ao Bugio foram hoje suspensas, não tendo sido possível retirar o cargueiro, disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, adiantando que os trabalhos vão ser retomados durante a madrugada.

1 de 3
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Duarte Roriz/Correio da Manhã
Foto: Duarte Roriz/Correio da Manhã
Foto: Duarte Roriz/Correio da Manhã

"A situação não teve evolução. O navio mexeu um pouco com os trabalhos efectuados pelos dois rebocadores, mas continua encalhado", disse à Lusa o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima, vão estar dois rebocadores a trabalhar durante o próximo período de preia-mar, que vai ocorrer na madrugada de quinta-feira, entre as 06h00 e as 08h00.

"Estavam dois rebocadores com o cabo passado, era algo que se queria manter porque colocar um cabo são quase duas horas de trabalho, mas um dos rebocadores teve que abandonar o local, por não se sentir confortável naquela posição", afirmou.

O comandante Fernando Pereira da Fonseca explicou que um dos problemas é a distância a que os reboques são obrigados a operar, cerca de 700 metros do navio.

"Pelas 4h00, vão passar de novo o cabo e vão tentar mexer o navio depois no período de preia-mar. A tripulação continua a bordo, está bem e a ser monitorizada", explicou.

O navio "Betanzos", com bandeira espanhola, está encalhado desde as 01h00 de terça-feira junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com 10 tripulantes a bordo, que estão bem de saúde.

O navio tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca, Marrocos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela